menu

sexta-feira, 1 de março de 2019

GERENCIANDO OS TRABALHADORES REMOTOS COM EFICIENCIA





EMPREGO
Muito tem sido escrito sobre como os colaboradores podem negociar os privilégios da execução de suas tarefas em regime de teletrabalho ou em posições remotas. O mesmo vale para a abundância de orientações sobre como os trabalhadores á distancia podem manter seus gerentes satisfeitos com a execução de suas atividades realizadas remotamente.


Por outro lado, os gerentes também têm alguma responsabilidade em garantir o sucesso das políticas de trabalho remoto com os funcionários que as utilizam. Se você gerencia pessoas que ocasionalmente (ou frequentemente) trabalham em um local físico distinto da empresa, como por exemplo os home offices, é necessário garantir que todos estejam subordinados as mesmas normas de trabalho utilizadas na empresa.
A seguir , damos algumas dicas para os gerentes com a finalidade de se ter um trabalho remoto eficiente nas empresas, sejam elas públicas ou privadas:

• Definir expectativas. Determine com que frequência você permitirá que as pessoas trabalhem remotamente a cada semana ou mês e em quais dias. Assegure-se de que os funcionários possam acessar facilmente o cronograma geral de trabalho remoto da equipe sempre que necessário. Estabeleça um processo para os funcionários informarem ao restante da equipe quando estiverem realizando o trabalho remoto, principalmente se estiver em home office por motivos de saúde ou condições climáticas adversas. Esclareça também com que frequência os funcionários remotos permanecerão em contato com os outros da equipe que estão na empresa e quais ferramentas de comunicação eles usarão para fazer isso.

• Definir metas. Discuta com os funcionários remotos que tarefas e projetos eles podem e não podem executar remotamente. Determine como você gerenciará o trabalho deles de longe. Deixe claro que você gostaria que eles informassem sistematicamente sobre o progresso deles ao trabalhar fora do escritório. Você prefere e-mails de fim de dia ? whatsapp? Facebook? Relatórios semanais? reuniões pelo Skype? Rastreamento de tarefas em uma ferramenta de gerenciamento de projetos? Tenha em mente que se estima que as pessoas tendem a ter uma produtividade em torno de 30% pelo menos quando se teletrabalha , pois se encontra longe da rotina diária de reuniões, das perguntas face-a-face e de outras interrupções no escritório da empresa.

• Evite o microgerenciamento. Só porque você não consegue ver sua equipe, isso não significa que ela esteja com desempenho ruim. Acredite que seus colaboradores podem atingir com sucesso as metas com as quais se comprometeram quando foi institucionalizado o trabalho remoto na empresa. Preste atenção nos objetivos definidos e no desempenho de suas atividades realizadas remotamente , comparadas com as horas gastas no teclado no escritório da empresa. Se as expectativas e os processos que você implementou para o trabalho remoto não estiverem veiculando sua equipe, atualize-os.

• Defina o exemplo certo. Os gerentes - e a cultura que cultivam – geralmente têm a capacidade de fazer ou prejudicar um programa de trabalho remoto. Desta forma, procure sempre encorajar e apoiar seus colaboradores para trabalharem conforme os seus desempenhos e tendo em mente os objetivos que foram estabelecidos . Ao trabalhar remotamente, verifique se você, como gerente está disponível para solucionar problemas e dúvidas da equipe. Além disso, garanta que caso ocorra alguma sua ausência da empresa por razões profissionais, que ela não prejudique a sua comunicação, principalmente com os seus subordinados que trabalham remotamente.

• Garanta o apoio da alta gerencia da empresa . Se os executivos não abraçarem totalmente a noção de trabalho remoto, você e seu grupo de teletrabalhadores poderão encontrar muitas dificuldades no exercício das suas atividades profissionais executadas à distancia. A internet está repleta de estatísticas sobre os benefícios do trabalho remoto que você pode usar para realizar a campanha de esclarecimento e sensibilização para argumentar com os executivos a sua necessidade e apontar seus benefícios. Por exemplo, qual executivo que não gostaria de economizar R$ 40.000 por funcionário a cada ano quando se adota o trabalho remoto na empresa?

Por último, uma mensagem sábia para os gerentes que gerenciam pessoal remoto : quando se trata de trabalho virtual, você não pode simplesmente definir uma política e esquecê-la. Por isto, encontre maneiras de lembrar os que estão na cúpula da empresa de como sua equipe é produtiva, além de apontar outros indicadores de desempenho, tais como melhoria na qualidade de vida, a redução de custos e as contribuições do trabalho remoto para o meio ambiente.






Meus agradecimentos por este texto a meu parceiro do blog. – Alvaro Mello que tem muito conhecimento de home office há mais de vinte anos.







Muito obrigado Alvaro Mello.





Nenhum comentário:

Postar um comentário