menu

quarta-feira, 25 de maio de 2011

TRABALHO REMOTO

TRABALHO REMOTO





O trabalho remoto (teletrabalho) constitui-se no trabalho desenvolvido em casa ou em qualquer espaço em que alguém possa estar utilizando um computador ou notebook conectado a um modem, ou uma rede sem fio e linha telefônica entre outras ferramentas.
Neste caso os envolvidos podem ou não fazer parte do quadro de empregados de uma empresa, mas não precisam comparecer às instalações da mesma para desempenhar suas atividades, onde as atividades desenvolvidas são todos produtos da informática sendo, por exemplo: Administrativos, contábeis, programação, entre outros. A palavra remoto no dicionário significa distante, aonde trabalho remoto vem de trabalho a distancia.


  


Para uma melhor compreensão do que vem a ser Teletrabalho no Domicílio, torna-se necessário uma definição do termo "Telecomutação". A palavra "Telecomutação" surgiu do termo - telecommuting - cujo significado original está relacionado à substituição dos meios de transporte (que levam o indivíduo até o trabalho), pelos meios de comunicação de dados (que levam o trabalho até o indivíduo). (Martha Maria Veras Oliveira, 1996)”




Portanto, pode-se entender por teletrabalho, ou trabalho remoto o mesmo que uma modalidade de trabalho que se realiza com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação em local fora dos escritórios centrais ou das instalações de produção do empregador, ou, no próprio lar.



ORIGEM


O trabalho remoto iniciou há muitos séculos, porém tecnologicamente desde 1857, onde J. Edgard Thompson usou o sistema de telegrafo de sua empresa para organizar divisões remotas, já em 1962 Stephane Shirley criou o primeiro negócio de trabalho em casa onde escrevia programas de computadores para empresas. Compreendemos então que programadores, administradores, desenvolvedores e tantos outros profissionais há muito já desenvolviam qualquer trabalho em casa seja para complementar renda, ou para terminar trabalho que não teve tempo na empresa, ou até mesmo criando seu próprio trabalho.





Vimos acima que trabalhar em casa já vem a muito tempo. Mas para frente veremos o quanto é difícil este conceito aqui no Brasil. O que contribui para esta dificulta de é: Preconceito, condições físicas e tecnológicas.

Quer saber mais sobre trabalho remoto/em casa visite o site sobratt e o site Gohome.


Quero desde já agradecer estes dois blogueiros que me ajudaram na construção desde trabalho. E ao Coordenador da Atento Brasil S/A.



4 comentários:

  1. Essa é uma das novas tendências que o mercado de trabalho atual apresenta para que se produza melhores resultados. Se o colaborador se adaptar a essas tendências terá inúmeros benefícios, além da chance de desenvolver seu trabalho diário de forma mais prazerosa.
    Porém, mesmo que os benefícios do trabalho remoto sejam difundidom, haverá pouca adesão no Brasil, pois na minha opinião o brasileiro teria muita dificuldade para levar o espaço de trabalho para dentro de casa (em termos gerais). Para isso, seria necessário uma mudança de costumes (acho que culturais).

    Léia Oliveira (sua sobrinha :)

    ResponderExcluir
  2. amei amei amei mãe a senhora é para mim a mulher mais inteligente do mundo.

    Miriã Dos Santos Borges.


    Grata por tudo.

    ResponderExcluir
  3. E você quem diz minha filha linda se estou aqui é porque Deus me deu você e seu irmão. Te amo.

    ResponderExcluir