O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

domingo, 13 de novembro de 2016

AS NOVAS EXPECTATIVAS DO MUNDO E DO BRASIL FRENTE NOVAS ELEIÇÕES E PROJETOS DE LEI PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A EMPREGO.

 
AS NOVAS EXPECTATIVAS DO MUNDO E DO BRASIL FRENTE NOVAS ELEIÇÕES E PROJETOS DE LEI PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A EMPREGO.



Muitas vezes ficamos pasmos quanto ao desafio depois que estamos desempregados de tentar uma nova oportunidade e ou de criar um negócio a ultima opção seria ideal é claro, mas se tivéssemos apoio e ajuda e quando se trata de ajuda de quem queremos ajuda?

eleições Estados Unidos
Então ficamos vendo como o cenário se encontra desafiador nem digo somente de Brasil ou localidade que abitamos, mas o mundo tanto desemprego crises e tantas coisas e vemos as mudanças acontecendo em um piscar de olho, claro que nós sabemos e entendemos como cristão que somos, que tudo isto é comprimento da palavra de Deus, mas mesmo assim ficamos assustados embora o próprio Jesus disse: “não vos assusteis”. - E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Mateus 24:6. Como ele também diz que ainda não é o fim nós continuaremos vivendo a vida normal trabalho, estudo e assim por diante.

Agora como continuar? O que fazer e olhamos será que com esta nova eleição vai dar tudo certo votamos e aguardamos e de repente por incrível que pareça até em outros países por ocasião também acontece eleições e os olhos de todos voltam para lá com o mesmo sentimento e pensamento. Porque será?

eleições municipais
Eu particularmente não vou dar uma explicação detalhada sobre politica aqui, porque cada um tem sua interpretação. Mas no que entendemos em parte se outros países depois de alguns anos mudaram em relação ao comercio e a importação e exportação e se há qualquer mudança principalmente nos Estados Unidos que é praticamente o centro das nações e vemos que tudo que muda lá no Brasil se copia até em âmbitos religiosos.


camara
Neste contexto de tudo que tem acontecido neste ano aqui tivemos o Impeachment da presidente do Brasil, tivemos eleições municipais e depois a tramitação da aprovação da PEC 55 que limita os gastos públicos e entre outras coisas a diminuição do salário dos políticos no qual a mesma tem que finalizar até ao fim deste ano mais precisamente em dezembro. Neste mesmo tempo esta havendo a discussão para ser implantado também acredito que no próximo ano a mudança no ensino médio por medida provisória MP 746. Todos estes acontecimentos aqui e também esta lá fora esta ocorrendo um monte, mas vou citar apenas um a eleição dos Estados Unidos esta vem sendo muito discutida uns acreditam que será bom para o Brasil e outros não. 



O que eu quero apontar aqui é em todos estes quesitos o que tem afetado em relação a emprego e principalmente o de home Office, basta somente fazer-se uma pesquisa básica e vamos ver que as vagas de emprego estão limitadas há pessoas que estão espalhando textos dizendo que aumentou os empregos em home Office, o que pode ter ocorrido é as empresas terem aumentado o âmbito de entender que a importância de ter funcionários trabalhando casa então envia os funcionários antigos para trabalharem em casa, porém isto não quer dizer que se você realizar uma pesquisa em sites de vagas gratuitos ou não terá uma grande relação de vagas isto não tem acontecido, e até mesmo as vagas mais comuns para o trabalho em geral tem sumido drasticamente, as vagas de Call Center que nesta época do ano sempre aumentam, por conta de férias e de rotatividade de funcionários não estão assim tão grande.
E voltando ao contexto politico possamos acreditar que em parte isto é devido à crise e em parte devido essas mudanças que as empresas se prendem a contratar por medo do mercado flutuar e acabar não apresentando futuramente retorno e ter que haver dispensa e longa escala como já ocorreu antes e os mesmos terem que gastar mais ainda do que tinham.
Infelizmente quando tudo isto acontece às empresas alteram muito o processo de contratação quando há necessidade de contratar uns poucos funcionários alterando drasticamente os requisitos a ponto de não haver como mesmo que as leis proíbam eles inibirem de maneira geral a famosa situação de preconceito que aparentemente não se demonstra mais ocorre. Há pessoas que não são contratadas por terem muitos conhecimentos outros por menos e quanto mais se estuda mais tem que se estudar e já há pessoas que não são contratados por idade mesmo que eles não coloquem este quesito em cheque há um jeito de disfarçar a contratação e não demonstrando dispensarem e assim por diante.
Volto a dizer que todos nós estamos preocupados com tudo isto, porque se não tivermos ideias concretas do que fazermos ou criarmos para nosso futuro poderá ficar tão difícil que não teremos como se virarmos nem com nossas necessidades básicas acredito eu que já tenha pessoas assim digo isto, porque as contas de água, luz internet e telefone têm aumentado a cada dia e os alimentos também, material de construção e mão de obra, etc. Em casa que somente uma pessoa esta trabalhando esta difícil cumprir com estas obrigações básicas e em casa que nenhuma esta trabalhando?

Vi um texto no Facebook que achei interessante e quis copiar não que goste de fazer isto, mas para ter uma ideia de que até os profissionais de RH estão preocupados com este momento:


“Você não foi selecionado em nosso processo seletivo!
Recentemente ouvi de um Diretor de RH de uma grande empresa que em um processo seletivo para sua área tiveram mais de mil inscritos, desse total, depois de muitas entrevistas foram selecionados três finalistas, posteriormente ocorreu uma sabatina com vários outros diretores durante todo um dia, no final decidiram que entre os três finalistas nenhum se encaixava no perfil desejado.

Pergunto tantos profissionais disponíveis no mercado, todos estão totalmente não habilitados para ocupar um cargo em uma empresa em nosso pais? O que ocorre por trás dos processos seletivo no momento atual? Será que somos profissionais totalmente obsoletos para se encaixar no perfil de uma empresa mediante cenário atual?
Conheço muitos profissionais altamente competentes que estão disponíveis no mercado, que devido o momento estão encontrando dificuldade para recolocação, não por falta de competência ou conhecimento, mas devido um pouco de abuso nos processos seletivo, salários completamente fora da realidade para a função e o nível de responsabilidades; exigências de competências que em momento algum irá precisar para executar suas tarefas e atingir suas metas; percebo atividades completamente fora da realidade nos processos de Recrutamento e seleção; Avaliação dos perfis feita através de perguntas totalmente absurdas; Falta de retornos ou quando retornam, fazem de forma fria e sem nenhum respeito a quem está do outro lado.
Em meio a tantos comportamentos degradantes de empresas e Recrutadores, precisamos lembra-los que do outro lado há famílias, seres humanos que ao longo de seus anos dedicaram incansavelmente para se manter no mercado, são apenas vítimas de uma deprimente gestão de nosso pais.
Percebo que é preciso que os profissionais de gestão de pessoas reforcem seu papel mediante o momento que estamos passando, na minha visão nosso papel é mais que um profissão, mas sim uma “missão”, é lidar com pessoas, com necessidade e sentimentos, é preciso falar o “não” com sabedoria.
É necessário esses profissionais atuem de forma sincera e sem arrogância, valorizando a humildade e não ressaltando suas vaidades.
Pense nisso!!!
Escrito por Ziuma Lopes
Postado no Facebook de Angelo Consultor.”
Vimos no texto que um processo seletivo fizeram tantos procedimentos e não contrataram ninguém por quê?
Você não precisa sair de casa para perceber isto se você ver uma vaga no infojobs por exemplo um site mais comum se candidata a vaga vai para a área de processo para ficar aguardando em stand by, ou então finalista no ultimo sempre é porque ali mesmo já descartaram seu curriculum e algumas vagas hoje querem cobrar para se candidatar se você não tem dinheiro nem para procurar o emprego, terá para pagar para trabalhar? E quando te chamam para entrevista às vezes você gasta tanto com passagens e outros custos e às vezes as vagas nem compensa principalmente as de vendas.

Será que vale a pena se estudar tanto?

Não generalizando, mas lendo o texto acima citado e lembrando algumas experiências próprias existem alguns profissionais de RH que acha que esta com a bola toda e aproveita para humilhar e desfazer de candidatos e depois rir nos bastidores coisas que já vi. Pessoas que gostariam de se vingar de alguém aproveita para fazer deste momento um troféu e até mesmo quando não são pessoas de RH, mas no quesito final um supervisor um líder de área que vai fazer a contratação final conhecer a pessoa que irá estar sobre a sua supervisão encontra qualquer defeito no candidato para elimina-lo mesmo depois de uma bateria de testes e exames.

Mas não devemos nos intimidar com este problema e deixar de lutar e fazer como uma moça britânica que se suicidou por se candidatar a 200 vagas de emprego, se nós mais velhos formos contar em quantas vagas nos candidatamos por ano acredito que já passa de milhares desde nossa idade de trabalho, enfim não estou sendo irônica, mas estou dizendo que nós devemos ser otimistas e acreditarmos que mesmo não alcançando uma oportunidade dentro da área que estudamos mesmo ganhando menos devemos continuar lutando, mesmo que seja impossível sempre Deus abrirá uma porta. A situação esta difícil para o mundo todo, mas para aquele que acreditar no Senhor nascerá o sol da justiça.

A resposta do titulo a expectativa de alguns é de esperança e de outros é de vai piorar, principalmente para os mais radicais, mas como gosto de estar na parte otimista a minha expectativa é de esperança de melhora.

Nas próximas semanas vou postar aqui minhas novas atividades não da para ficar rica, mas me mantem ocupada.