O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

OS 4 CS DO CRÉDITO

OS 4 Cs do Crédito



Os bancos usam critérios muito semelhantes para avaliar um crédito, baseados no que é conhecido como 4 Cs do crédito.



Caráter
A intenção de pagar. O objetivo é conhecer e analisar o histórico da empresa junto ao mercado. Isso é feito por meio de Fixa Cadastral que reúne detalhes sobre a identificação, pontualidade, existência ou não de restrições ao crédito, experiência em negócios, e a atuação na praça.



Capacidade
A habilidade de pagar. É a avaliação da habilidade do empresário em conduzir seus negócios. É feito a partir da visita que o representante do banco fará à sua empresa. Nesta visita, as informações que o banco busca são a estratégia empresarial, a  organização e o funcionamento da empresa; a capacidade dos dirigentes da empresa e o tempo de atividade.


Condições
São as informações sobre o setor em que a empresa está inserida e os fatores que podem influenciar esse setor. Por exemplo, medidas de política econômica; fenômenos naturais e imprevisíveis, e os riscos que esse mercado oferece. Para isso, o banco utiliza informações sobre o mercado e os produtos; o ambiente macroeconômico e setorial; o ambiente competitivo e dependência do governo.



Capital
Essa é a análise econômico-financeira da empresa. Ela é feita com base nos balanços patrimoniais das empresas ou no patrimoniais das empresas ou no patrimônio e renda dos proprietários. Basicamente são usados dois critérios: as análises do balanço e o projeto de viabilidade econômico-financeira.