O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

domingo, 25 de março de 2012

A QUESTÃO DE SEGURANÇA ESTA DIVIDIDA EM DOIS ÂNGULOS

  A QUESTÃO DE SEGURANÇA ESTA DIVIDIDA EM DOIS ÂNGULOS





Fonte: Olhar digital


SEGURANÇA DE DADOS



Segurança de dados é o mesmo que a integridade dos dados que permite a detecção de modificações não autorizadas nos dados. Vulgarmente, a integridade dos dados permite detectar se os dados foram modificados ou corrompidos durante a transmissão. Esta modificação pode ser resultado de um ataque ou de um erro na transmissão.
Uma pesquisa revelou recentemente que empresas de tecnologia, mídia e comunicações ainda não agem como deveriam para proteger dados de clientes e suas próprias redes. Estudo da Delloite mostra que apenas 53% dessas empresas reportam aos clientes quando há violação de seus dados. O estudo lembra que essas companhias devem aumentar os investimentos em segurança virtual para conseguir lidar com as últimas ameaças. Normalmente, as empresas desse setor são muito autoconfiantes, e pensam estar mais do que preparadas para lidar com ataques virtuais atuais. Mas de acordo com a pesquisa, apenas 7% sentem que seus investimentos de segurança as tornam preparadas para o futuro.
Por isso, no caso do trabalho remoto, a segurança não é uma questão menor. Ao contrário, ela deve ser uma das preocupações da empresa que adota o esquema. Ao construir uma rede sem fio, é preciso realizar algumas etapas para protegê-la. Caso contrário, os vizinhos poderão “pegar carona” no sinal sem fio, ou, pior, “roubar” dados sigilosos da companhia.
As opções de segurança sem fio incluem: Wired Equivalency Privacy (WEP), Wi-Fi Protected Access (WPA, acesso protegido Wi-Fi), e filtragem de endereço MAC (Media Access Control, controle de acesso à mídia).
Além da proteção acima é necessário que a empresa cumpra o nível de segurança básico, que é composto pelos seguintes passos:
1)    Manter o backup de dados sempre atualizado e disponível. Dessa forma, qualquer perda que aconteça não será fatal, será fácil recuperar os dados perdidos;
2)    Proteger os dados com criptografia forte;
3)    Transportar o mínimo necessário de informação corporativa;
4)    Dotar o equipamento de softwares ou hardwares de rastreamento que permitam sua localização física ou lógica e até mesmo a remoção de dados sensíveis remotamente, se conectado a qualquer rede de dados.

ARTIGOS RELACIONADOS: