O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

domingo, 4 de março de 2012

MOBILIDADE, TRABALHO REMOTO E NOVAS FERRAMENTAS COMO FATORES DE RISCO

 Mobilidade, trabalho remoto e novas ferramentas como fatores de risco:



home office












Fonte: Cio
“A tendência relativa a trabalho remoto e ao uso relacionado de ferramentas baseadas em Web, dispositivos móveis, virtualização, computação “cloud” e tecnologias similares para aprimorar a produtividade continuará em 2009. Será um desafio para profissionais da segurança. Os limites da rede estão se ampliando rapidamente, e o número crescente de dispositivos e aplicativos em uso podem tornar a rede em expansão mais suscetível a novas ameaças.  A importância da segurança em soluções de mobilidade corporativa. Estudos da IDC mostram que as empresas atualmente investem cada vez mais em soluções de mobilidade corporativa com o objetivo de aumentar a produtividade, mas sem deixar de lado a segurança.
Com o avanço dos smartphones, as soluções de mobilidade corporativa englobam tanto serviços de e-mail corporativo como a disponibilização de aplicações de missão crítica. Existem aspectos importantes que devem ser considerados para investir em soluções de mobilidade corporativa.”




 
Quanto mais avança a tecnologia e o trabalho remoto, mais se ficam vulneráveis as empresas e suas informações, portanto além de investir em tecnologia a empresa deve investir em segurança, seja antivírus, seja firewall, entre outras medidas de segurança. E ao contratar um funcionário remoto criam-se políticas que para auxiliar suas próprias operações, entre elas fazer que os funcionários adeptos do home Office assinem uma espécie de contrato. Estabelecendo cláusulas de medidas de segurança fazendo uma inspeção nos lares, estabelecendo regras de comportamentos, etc.
Na medida em que se prevêem todas as regras de segurança e os funcionários se tornam conscientes fica mais fácil poder desenvolver o trabalho. Até porque o trabalho remoto não é uma facilidade é um direito previsto em lei em alguns países e logo também no Brasil. Portanto acima de tudo a segurança é de vital importância nesta nova modalidade de trabalho.

 Para saber mais: veja aqui: