O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

USUÁRIOS DE INTERNET NO BRASIL

USUÁRIOS DE INTERNET NO BRASIL


Tutorial no Teleco


internet
“O Teleco adota o NIC BR que realiza anualmente a pesquisa TIC Domicílios como a referência para a quantidade de usuários de Internet no Brasil a partir de 2006. Ela contou com entrevistas em 17 mil domicílios urbanos em 2008/2007 e 10,5 mil em 2006. Em 2008 foram realizadas ainda 3 mil entrevistas em domicílios rurais.  Para 2005 adota-se o suplemento do PNAD que pesquisou 408 mil pessoas e 142,5 mil unidades domiciliares apontando a existência de 32,1 milhões de usuários de Internet em 2005 (21% da população de 10 anos ou mais de idade).  Uma fonte alternativa é a pesquisa do Ibope que indicou que o total de pessoas com mais de 16 anos com acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) era de 62,3 milhões em 2008, 39 milhões em Set/07 e 32,5 milhões em Jun/06.

 O acesso à Internet pode ser feito do domicílio, local de trabalho, escola, centro de acesso gratuito ou pago, domicílio de outras pessoas ou qualquer outro local. O IBOPE Nielsen Online estima que no 1T09 o Brasil possuía 62,3 milhões de pessoas com acesso à Internet e 64,8 milhões no 2T09.” (Seção: Banda Larga; Teleco).


teleco.com.br/internet.asp

teleco.com.br/internet.asp


Esses dados foram colhidos em 2009, porém, houve um grande crescimento a partir deste período conforme novos dados, com o crescimento da banda larga, e barateamento da mesma, onde o governo prevê realizar até 2014,  por este motivos as empresas de telefonia estão investindo muito para que este plano possa ser concretizado. Entre elas a Telefônica com planos de fibra ótica, Speedy e agora também com a 3G da Vivo que a mesma adquiriu no ano passado.  Com este crescimento os usuários de telefonia e internet já no ano passado quase dobrou e somente da internet móvel sem contar a fixa e as de banda larga e até mesmo de via rádio que quase não se fala na mesma.
internet
Conclui que neste patamar houve um grande crescimento desde 2009, onde em quase todas as residencias se tem internet, e os usuários de internet móvel pode crescer até 70% até 2014,  hoje já temos cerca de 40 milhões de pessoas que assinam plano de banda larga móvel, a própria classe C deve impulsionar este crescimento, que segundo um estudo as casas com computadores são de famílias de três a dez salários mínimos, mas eu vou mais longe famílias com menores salários acabam também conquistando computadores pelo fato da diminuição dos preços e  \a venda de usados com preços acessíveis, e os próprios celulares com muitos aplicativos que também com preços acessivos tem como se acessar a internet.


Hoje em dia em qualquer lugar que andamos vemos crianças com celulares na mão acessando suas redes sociais, entre outros aplicativos e jogos.

A Teleco mostrou um crescimento de mais de 73 milhões de usuários de internet em 2010 e em 2011 já passa dos 78 milhões.

É claro que para mim que sou usuária da internet e também já trabalhei lá na Atento Telefônica estando na linha de frente dos problemas atendendo clientes e técnicos, sabemos na prática que nem tudo é somente sonho, existe muitas barreiras para que possa se alcançar estas previsões de milhões de usuários, porém com um pouco de inteligencia, conhecimento compartilhados pode-se até ultrapassar estes limites.
Estando assim convictos que em menos tempo que se imagina possamos ter empregos em casa para muitos.

Falei aqui sobre o perfil do teletrabalhador, e nisto vejo que existe duas barreiras a ser superada é a internet chegar a cada canto a ter mesmo nas zonas rurais e também o trabalhador se preparar para o futuro, o ultimo talvez seja mais fácil, porque pode se treinar o maior problema são as ferramentas que talvez também com o tempo já não será.

Por fim logo quase todos serviços estarão na net.  Então é somente esperar.