O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A TECNOLOGIA NÃO É SÓ UM MEIO DE COMUNICAÇÃO

 A tecnologia não é só um meio de comunicação:




 Como o titulo diz a tecnologia não é só um meio de comunicação mas também um instrumento de trabalho esse instrumento de trabalho se mal aproveitado tem repercussões negativas ao nível da produtividade. As tecnologias são usadas para organizar novas formas de trabalho como seja o “trabalho eletrônico” ou ework. O “trabalho eletrônico”, permite que as tarefas dos negócios sejam realizadas independentemente do local e está centrado no uso dos modernos meios de comunicação e de informação. O impacto da tecnologia no teletrabalho, na sociedade e seu desenvolvimento é importante para se compreender o potencial de crescimento do teletrabalho.


Este crescimento se da ao passo que os usuários finais tenham mais facilidades de acesso, seja este financeiro ou até mesmo tecnicamente viável, onde as empresas levam a mesma tecnologia até os mais distantes locais possíveis. Exemplo disto vemos também a quantidade de pessoas que hoje além de acessar a internet já possuem computadores em suas residência como já falei na postagem anterior, onde vi em uma pesquisa que no Brasil tem um PC para cada três habitantes, ou seja, 60 milhões de unidades em uso onde a densidade é maior que a média mundial, que é de um PC para cada quatro pessoas, informa a Gazeta Mercantil. A média anual de crescimento é de 19% no Brasil. Se mantiver o ritmo, o país atingirá a cifra de mais 100 milhões de computadores neste ano até o final do mesmo, quando haverá uma máquina para cada duas pessoas.
Já falei também aqui à quantidade de pessoas hoje que possuem celulares, sendo que o número de telefones em serviço para cada grupo de 100 habitantes, chamado de teledensidade, bateu em 82,44 em maio de 2009, o que representa um crescimento de 1,8% sobre abril do mesmo ano, que comparado a maio de 2008, quando o índice era de 68,23, o crescimento foi de 20,82%. A quantidade pode ser maior que  se comparado aos meses anteriores até porque pesquisas mostram que existem pessoas que tem mais de um celular. Estes dados foram comparados em 2009, mas com novas pesquisas eu pude ter uma nova ideia da base de crescimento, onde hoje já existem 245,2 milhões de celulares  e uma densidade de 125,9 cel/100 habitantes isto já agora em janeiro de 2012
Com o preço acessível onde uma pessoa pode comprar em qualquer lugar um chip de apenas R$ 5,00, ou até menos dependendo das promoções existentes e o aparelho com preços com variação até de R$ 100,00, hoje em qualquer lugar vemos até as crianças com aparelhos, como também já comentei aqui antes, e isto quer dizer que com a comunicação cada vez mais próxima o trabalho remoto se torna muito fácil.

                                      AS DIMENSÕES DO TELETRABALHO

dlt.pt/public/-modflex/graphics…
Hoje vi uma matéria que informa que trabalho em casa já atinge cerca de 20% dos profissionais, meu irmão foi para a Europa aproveitei e pedi para ele fazer uma pesquisa para mim pelo menos com as poucas pessoas que o mesmo conviveu e ele teve uma base que lá em cada cinco pessoas de uma família pelo menos um trabalha em casa. Nos Estados Unidos além de terem pessoas trabalhando em casa a educação dos filhos de muitos também são realizadas em casa já se passa de mais de 2 milhões de crianças sendo educadas em casa.
 No meu ver isto nos ajuda a ter melhor convivência com nossos filhos do que deixar na mão de estranhos, ajuda a ter segurança e acima de tudo a qualidade de vida tanto nossa quanto deles melhora muito.