O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SEGURANÇA

SEGURANÇA




Fonte: Tecnologia


Com a evolução dos protocolos e das redes via internet ficou fácil do homem se comunicar, onde antes a comunicação era limitada a fax, telefone, cartas, etc. Porém o homem é muito curioso e muitas vezes perdem tempo com coisas banais e no caso da internet acessa vários tipos de site sem se preocupar com a segurança é quando se acarreta problemas de vírus, por exemplo, que acaba destruindo na maioria das vezes o seu equipamento.




Quando se trata de corporações hoje com a digitalização de dados em sua maioria transformam dados que estão arquivados há anos em papel para arquivos digitais, e quando um funcionário acessa um site ou arquivo desnecessário externo trazendo vírus ao equipamento, isto pode acarretar grandes prejuízos. Para isso se faz necessário criar meios para cuidar da segurança destes dados, meios estes que entre eles podem ser os antivírus, por exemplo.

A segurança é assunto abrangente e inclui inúmeros tipos de pecados. Em sua forma mais simples, a segurança se preocupa em garantir que pessoas mal intencionadas não leiam ou modifiquem mensagens enviadas a outros destinatários. A segurança trata de situações em que mensagens legitimas são capturadas e reproduzidas, além de lidar com pessoas que negam terem enviado determinadas mensagens.

Para Cynthia Mayra Mascarenhas e seus amigos de grupo em seu trabalho desenvolvido no curso de pós-graduação MBA – Gestão de Sistema de Informação da UCB, Afirma que o fator segurança deve ter preocupação redobrada nas empresas que se conectam a Internet, principalmente quando fornecem endereço eletrônico a seus empregados. Realmente "... o mundo digital não é exatamente o melhor lugar para pessoas inocentes”. A questão não está apenas relacionada à relação de emprego, trata-se da questão de informações. A segurança versus privacidade entre EMPREGADOS X EMPRESAS vem se acirrando e a questão ainda não é consensual, havendo muita discussão e desencontros pela falta de legislação específica.
A segurança esta acima de todos os meios mais importantes do meio digital e se faz necessário ter muito cuidado quando se trata de empregado-empresa ainda mais quando se trata de empregado sem experiência ou conhecimento do que esta trabalhando, porém existem também os que têm muito conhecimento, mais que é mal intencionado. No caso de trabalho remoto onde não existe uma supervisão próxima a atenção tem que ser redobrada, porque além de funcionários acessarem o computador muitas vezes o equipamento é usado por familiares entre outros. Neste caso é até melhor que o computador não seja o do funcionário e sim outro da empresa que tenha uma senha de segurança e o mesmo só seja usado por ele.

Falamos muito sobre vantagens, porém temos que lembrar que o trabalho remoto muitas vezes abre brechas para a questão de segurança e os riscos que o trafego de informação pode sofrer com o mesmo, onde já citamos acima que há empresas que não fornece o equipamento para o funcionário deixando a mercê do mesmo para obter o seu próprio sendo assim o funcionário utiliza em sua maioria o de sua residência que acaba sendo compartilhado.
Um estudo patrocinado pela Cisco Systems mostra que o comportamento de funcionários compromete a segurança do trabalho remoto, devido a um falso sentido de conscientização, pois os usuários em sua maioria  dividem o computador, abrem emails suspeitos e usam redes sem fio de vizinhos.
No Brasil, 27% dos usuários entrevistados dividem o computador com pessoas que não são empregados da empresa, 25% abrem e-mails suspeitos e 19% usam redes sem fio de vizinhos. Fatepi (2006).

Os videos abaixo encontrei na internet no youtube a achei interessante para entender melhor estas politicas de segurança.

                                                         


                                   











Fonte: Segurança Defesa


















Fonte: Entrevista deste advogado Atheniense

A seguir nas próximas postagens haverá mais informações sobre segurança da informações não deixe de assistir os videos principalmente este da entrevista deste advogado Atheniense que o mesmo fala sobre a mudança na Politica de Segurança  da Informação com a implantação do Teletrabalho.

Boa leitura e até a próxima.