O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TECNOLOGIAS

TECNOLOGIAS




 A tecnologia da informação propicia toda e qualquer facilidade para que haja comunicação entre todo o mundo através da internet, onde podemos falar através de emails, vídeos conferencias, telefonia sobre IP, etc. Toda a sorte de comunicação seja via radio, wirelles, cabo entre outras são muitas as tecnologias existentes, desta maneira facilita a comunicação e por fim o trabalho remoto, qualquer computador pode se comunicar entre si, qualquer pessoa com algum conhecimento de informática tem como se comunicar via mensagem por e-mail entre outros e assim facilitar a aproximação cada vez mais de pessoas distantes e porque não dizer de trabalhos distantes.




Álvaro Mello da Sobrat deduz que as tecnologias da informação e das comunicações incorporam, atualmente, um novo conceito nas práticas de trabalho no cotidiano das organizações. As organizações, até pouco tempo concebidas como entidades geográficas, passarão cada vez mais a serem entendidas tal qual um espaço em rede, ou seja, um arranjo organizacional físico-virtual de trabalho. Isto induzirá, conseqüentemente, a mudanças radicais na organização e cultura empresarial ficando cada vez mais difusa a distinção entre empregado e auto-empregado, assim como a própria definição de local de trabalho.

















Quando a palavra é tecnologia, remete-se à praticidade, modernidade, desenvolvimento, etc. É o que acontece hoje em relação ao ambiente de trabalho que, cada vez mais, está se tornando virtual.  A internet é a grande responsável por toda esta transformação do ambiente de trabalho, tradicionalmente conhecido, em que exigia a presença física das pessoas para desenvolverem suas atividades. Junto com a internet, ferramenta até agora insubstituível, foram criadas verdadeiras estações de trabalho que podem estar presentes nas empresas, mas também podem ser deslocadas para fora dela, em qualquer outro lugar com infra-estrutura adequada, inclusive para a residência daquele que efetua o trabalho e com a ampliação dos serviços de internet poderemos chegar bem mais longe.