O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OS COMPONENTES DO AMBIENTE DE TRABALHO parte 3

OS COMPONENTES DO AMBIENTE DE TRABALHO parte 3:



fotos
Além dos dispositivos aqui já citados existem muitos outros hoje no mercado cada dia é lançado vários equipamentos seja grande ou pequeno notebook que cabe dentro de uma pequena bolsa, por exemplo, com telas de apenas cinco polegadas ou até menor que facilita ser levados a qualquer lugar onde tendo sinal de internet há possibilidade de se conectar com o mundo. Para que estes dispositivos possam funcionar existe uma grande demanda de softwares de várias empresas que as compõem entre eles o Java da Sun, porém a IBM não fica atrás onde em outubro de 2008 lançou softwares e serviços para dispositivos móveis que oferecem novas funcionalidades em mobilidade, tanto para negócios como para uso pessoal. Com eles, as milhões de pessoas que trabalham remotamente poderão tomar decisões de negócios com mais rapidez e manter maior contato com clientes e colegas de trabalho. Os lançamentos resultam de pesquisas realizadas pela IBM que apontam grandes oportunidades no mercado de dispositivos móveis.

trabalhar em casa

De acordo com um relatório recente do Institute for Business Value da IBM, o número de usuários de Internet móvel ao redor do mundo está se aproximando de um bilhão, um aumento de 191% em relação a 2006 e uma taxa de crescimento anual calculada em 24%. Além disso, 67% de todos os trabalhadores hoje em dia usam computação wireless.
Outro estudo, realizado pelo Rutberg & Co., centro de pesquisa de tecnologia localizado em São Francisco, indicou que o investimento de capital em aplicativos móveis saltou de US$ 202 milhões no segundo semestre de 2007 para US$ 383 milhões no primeiro semestre de 2008, um aumento de 90%.
"A web móvel representa uma das maiores oportunidades que temos visto na última década para os mercados emergentes, sendo que bilhões de pessoas buscam acessar uma ampla gama de serviços, tanto para negócios quanto para uso pessoal", disse Drew Clark, diretor de estratégia da IBM Venture Capital Group. "Com os softwares da IBM para dispositivos móveis estamos eliminando lentamente a necessidade de um PC, já que as pessoas terão todas as informações de que necessitam - de e-mail a análises de desempenho de negócios - disponíveis na palma da mão".” Setembro; Juliana   Assessoria de Imprensa IBM - In Press Brodeur – ( 2008).



            A assessoria de imprensa IBM apresentou no dia 10 de outubro de 2008 em São Paulo, o lançamento de softwares e serviços para dispositivos móveis que oferecem novas funcionalidades em mobilidade, tanto para negócios como para uso pessoal, onde os softwares da IBM são criados com base em padrões abertos para que possam ser usados com a maioria das plataformas móveis, incluindo Blackberry, iPhone, Windows Mobile e Symbian. Também apresentou soluções para ajudar as empresas a gerenciarem um ambiente de trabalho móvel. As soluções estão relacionadas a seguir:
a)    Mobility@
b)    Lotus Quickr
c)    Rational Business Developer
d)    IBM Rational Host Access Transformation
e)    WebSphere Business Monitor.
Estes softwares oferecem informações em tempo real em painéis personalizáveis para identificar problemas, corrigir exceções e alterar processos. Com o lançamento destes softwares cada vez mais empresas poderão contratar funcionários remotos e programadores onde irão trabalhar de qualquer lugar do mundo com aparelhos que cabem na palma da mão sem a necessidade de estarem presentes na empresa que os contratarem. Sabemos que há uma grande falta de funcionários especializados em tecnologia da informação, portanto agora há como se contratar os profissionais altamente qualificados de qualquer parte do mundo.



Além dos softwares acima a IBM se juntou com a Skype onde passaram a integrar funcionalidades Skype com o LotusLive, os serviços em nuvem (cloud services) da IBM pensados para ajudar as pessoas a criarem comunidades e trabalharem da forma mais racional e eficaz possível dentro e fora das suas próprias empresas. O serviço de chamadas de voz e vídeo da Skype adicionará grandes funcionalidades de comunicação em tempo real ao LotusLive, facilitando o trabalho em conjunto de empresas na "nuvem".  Os funcionários das empresas que usem LotusLive poderão utilizar o Skype para fazer ligações de voz e vídeo, bastando, para isso, clicar nos nomes ou números de telefone do Skype dos seus contatos dentro do LotusLive. Entre as futuras possibilidades encontram-se a capacidade de importar dados de contatos do Skype para os "serviços em nuvem" da IBM, aperfeiçoando a colaboração on-line. Informações estas do site reuters.com, e a Skype é uma empresa fundada em 2003, que está revolucionando a forma de comunicação em todo o mundo que também através de seu programa auxilia na comunicação de acesso remoto que para utilizá-lo é necessário ter uma conexão de Internet de banda larga. O Skype não substitui o serviço de telefone tradicional e não pode ser usado para ligações de emergência. O Skype é o mais difundido serviço de telefonia pela internet que utiliza o protocolo VOIP (Voz sobre IP). É possível tanto conversar com outro usuário conectado à internet (mas com qualidade de ligação superior à de mensageiros como MSN e Yahoo Messenger) quanto com telefones fixos. Saber mais... 



E na primeira parte destes artigos sobre você pode encontrar mais informações sobre componentes, clicando aqui.