menu

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ATENDENTES DA GOL TRABALHAM EM CASA





ATENDENTES DA GOL TRABALHAM EM CASA







A Gol desenvolveu também o trabalho a partir de casa, porém como muitas outras organizações que tenham adotado alguma forma de iniciativa de teletrabalho, isso vem ocorrendo de forma informal e limitada. Na maioria dos casos, o teletrabalhador é limitado pelo uso de um PC próprio e precisa divulgar o telefone de sua residência, entramos em contato com a empresa e a mesma nos deu estas informações. Isso ocorre porque a empresa não disponibiliza ferramentas de colaboração via Web/vídeo, serviço de um número, mensagens instantâneas e outros recursos fora do escritório. Embora ela não forneça os dispositivos para o trabalho em casa na hora da entrevista a mesma questiona se o funcionário já tem o seu em casa e se o mesmo tem a preferência de trabalhar em casa. Afirma a selecionadora da empresa. (Por questão de ética não podemos citar o nome da mesma. - Só citamos nomes aqui que foi nos foi autorizado.)

[Trabalhar em casa aumenta a produtividade e é mais confortável para o trabalhador. Mas exige concentração e pode reduzir a troca de experiências, devido à distância entre companheiros de trabalho. Muitas empresas andam apostando numa forma diferente de trabalho para aumentar a produtividade.

O cafezinho da mãe e o sofá da sala estão sempre por perto. O quarto fica a dez passos do local de trabalho de Patrícia. Há cinco meses, é em casa que ela atende, pela internet, clientes de uma companhia aérea. A cada meia-hora, bate o ponto no leitor de impressão digital.

A companhia, que já tem 100 funcionários do call Center trabalhando em casa, está treinando outros 220. Karen vai ganhar o mesmo salário de quem se desloca até a empresa. Mas tem um desafio a vencer.

É de chinelo e bermuda que Rogério se sente mais inspirado para criar programas de computador. Mas ele não dispensa uma visita aos colegas.

“Se você ficar um bom tempo longe da sua equipe, é negativo você perde a experiência de estar com eles o contato o aprendizado e tudo aquilo que você pode oferecer para eles”, disse o analista de sistemas, - Rogério Coelho.] (Jornal Nacional; Edição do dia 20/08/2009; Repórter Severiano, Alan.)]
          

(Esta reportagem acima já foi postada aqui parte dela no site em outro momento sendo a mesma postada em 06 de outubro.)


Como na empresa Ticket e a Gol outra empresa Aérea esta desenvolvendo o trabalho em casa, como explica na reportagem acima podemos ver que a mesma disponibiliza toda a tecnologia aos funcionários e também o ponto de leitor de impressão digital, onde a cada meia hora os atendentes tem que tocar no mesmo. Também a companhia continua treinando novos funcionários para aumentar o volume de contratação.

Já existem muitas outras empresas no Brasil que permitem o trabalho remoto são elas: Motorola, AT&T, BT Global Service, Cisco, DELL, Du Pont, Ernest&Young, HP, IBM, Merryl Linch, Merck, Natura, Nortel, Polycom, Semco, Serpro, Shell, SonicWall, Symantec e Telejob.

Tanto para as empresas como para os funcionários existem muitas vantagens para o trabalho em casa, uma das causas que temos agora atualmente é o caso da gripe Suína, por exemplo, muitas pessoas ficaram doentes e não podem trabalhar, no entanto as empresas que tem muitos funcionários que trabalham em departamentos ou escritórios fechados e aglomerados podem pensar nesta possibilidade.




Em pesquisas realizadas em agencias de emprego, por exemplo, e algumas cooperativas, comprovamos que as empresas preferem os funcionários trabalhando no local. Muitas vagas destinadas ao cargo de digitador de dados, por exemplo, aqui no Brasil a contratação dos funcionários é realizada para desenvolver as atividades na própria empresa e com horários complicados tendo que se trabalhar de seis a oito horas por dia, se é de auxiliar de escritório, por exemplo, é de oito a dez horas. O cargo é considerado auxiliar, no entanto na maioria são digitadores que até mesmo trabalham sob produção, mas, porém a lei só permite que digitadores trabalhem somente seis horas por dia. Em países como África e Índia, os funcionários digitalizam dados em casa.

Embora existam empresas que o problema é outro, ou seja, a questão de segurança, um exemplo que temos foi uma entrevista realizada por nós ao senhor João Henrique Russo Superintendente de TI da empresa Central de Vendas em Informática Ltda obtivemos a seguinte informação:
“Em nosso caso, não poderíamos contratar funcionários para trabalhar em casa na digitalização de documentos, pois existe uma cláusula contratual com nossos Clientes que preservam o sigilo das informações. Portanto a digitalização ocorre somente em dois cenários:
1.    Em nosso Birô principal (sede da Empresa);
2. No próprio Cliente (a operação é montada no Cliente com estrutura de scanner e mão-de-obra).”


Portanto existem exceções, em caso de documentos sigilosos como vimos por questão de segurança não tem como o trabalho ser efetuado em casa, além desta empresa entrevistamos algumas outras no mesmo perfil. E concluímos, portanto, que sendo estabelecida a lei do trabalho em casa, nem todos os trabalhos podem ser desenvolvido em casa, pois informações sigilosas não podem vazar e a confiabilidade e segurança tem que estar em primeiro lugar, ou seja, por mais que muitas empresas exploram os trabalhadores, também existe a confiança dos clientes que não pode se perder quando se deixa leva em conta a questão da segurança por mais que pareça fácil o desenvolver do trabalho o conteúdo do mesmo não pode estar em qualquer lugar.



8 comentários:

  1. Gostaria muito de trabalhar em casa pela gol,tenho uma amiga gue trabalha com a gol, e figuei muito enteressada gostaria muito que me desem esta oportunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu postei na minha ultima pagina hoje algumas informações e links referente a isto, mas infelizmente não encontrei nada referente como conseguir a vaga na gol a não ser informam para acessar o site. Achando mais informações postarei aqui. Grata por ter visto meu blog divulgue aos seus amigos e acesse mais vezes. Coloquei varios outros links de outras empresas boa sorte.

      Excluir
  2. Liguei pra GOL hoje 22/11/12 e me informei.
    Tem que cadastrar o curiculo no site deles e esperar eles ligarem.
    A vaga é call center.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter acessado o nosso blog, quanto a isto desejo boa sorte que você possa conseguir. Aos interessados também, podem fazer o mesmo que ela cadastrem seu curriculo e aguardem o contato. Agora aos que aceitam vagas para trabalhar direto na empresa cadastrem seu curriculo no nosso site www.sbardelliconsultoria.com.br estamos com mais de 300 vagas em aberto somente para este final de ano.
      Grata e continuem acessando nosso blog você é muito bem vinda.

      Excluir
    2. Olá Edna como faço para trabalhar pela gol em casa que site obrigada Fabiana

      Excluir
    3. Olá Fabiana obrigada por nos contactar, estou um pouco fora, mas logo volto com novidades, quanto ao link do site tenho este mais atualizado espero que possa te ajudar e boa sorte na sua procura:
      http://www.voegol.com.br/pt-br/a-gol/trabalhe-na-gol/paginas/default.aspx

      Excluir
  3. boa noite gostaria de saber se vc poderia me ligar pra poder me explicar melhor como faço pra trabalhar em casa....
    obrigada....964364416

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente não tem como eu ligar, quanto a você trabalhar em casa tem que se inscrever em sites de empresas como a gol, tectotal, ou a Uranet, para que possa concorrer a uma vaga de emprego em casa, hoje em dia esta um pouco dificil em vez de aumentar as vagas parece que diminuiram, mas creio que é bom ir tentando. Eu conheço somente estas, mas pode ser que haja outras.

      Excluir