O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

sábado, 15 de outubro de 2011

O AUMENTO DO TRABALHO REMOTO

 O AUMENTO DO TRABALHO REMOTO


 

O famoso (Trabalhe em casa) está se multiplicando a cada dia.





"De que adianta investir uma fortuna para trazer para o centro da cidade corpos pesando 80 quilos, se o que vocês querem são os cérebros deles, que pesam 3,8 quilos?”



O trabalho remoto tem-se multiplicado a cada dia e ao longo dos anos esse cenário poderá aumentar. Porém mesmo que já esteja implantado no cronograma de empresas globais ainda assim existe muita resistência, por parte dos empregadores principalmente brasileiros onde estão acostumados a dar ordens sobre o critério de subordinação, aonde o significado da palavra subordinação é de etimologia latina e provém de sub, que quer dizer baixo e ordinare que significa ordenar, resultando daí que a subordinação significa sujeição ao poder de outrem, às ordens de terceiros, uma posição de dependência.


Sabemos que no Brasil ainda não existe uma regulamentação de lei para trabalhadores remotos precisa-se assinar a Convenção nº 177 de 1996 sobre trabalho a domicílio que foi adotada, porém não regulamentada, em outro capitulo estaremos abordando melhor a questão de leis. Também além da resistência do empregador o próprio empregado ainda vê com maus olhos e com preconceito, acham que teletrabalho é apenas o trabalho em domicilio formado por trabalhadores autônomos. 
Faz-se necessário realizar-se muito estudo e desenvolvimento do entendimento de cada um nesta questão com exemplos e demonstrações práticas, embora vejamos acima que o autor diz sobre a questão da locomoção da pessoa em relação ao trabalho e em seguida demonstra exemplos, também existe a preocupação sobre a segurança e esta é a parte crucial para que haja um bom desempenho do mesmo, até porque se existe um jeito da pessoa trabalhar principalmente a mulher delegando funções e cuidar de sua família em um só ambiente pra que ter que ficar horas trancafiadas dentro de um escritório e de trânsitos complicados como, por exemplo, o de São Paulo e do Rio de Janeiro. Vemos todos os dias na mídia o quanto de acidente que acontece no transito que já parece uma bomba relógio prestes a explodir. 
Além do mais também que o aluguel de espaço nos grandes centros esta ficando cada vez mais caro, existe grandes incorporadoras, por exemplo, de call centers como a Spcom, Atento e a Contax que contratam milhões de funcionários para atendimentos que usam apenas um computador e um Had fone todos compondo várias PAS. Estes trabalhadores precisam tomar conduções às vezes de longe, cumprir seus horários maçantes suportar os clientes e a preção da empresa onde acaba transformando este pessoal em robôs eletrônicos tendo os mesmos de gravar seus scripts como se fossem atores seguindo roteiros e por fim acabam se stressando e desenvolvendo até mesmo uma conduta agressiva. 
 Este quadro poderia mudar se adotassem a posição da Virtual Call, por exemplo, que por sinal é a única empresa de Contact Center no país que adotou a posição de ter seus colaboradores trabalhando a partir de casa, onde se usa as mesmas ferramentas, porém na casa dos mesmos.
 

Figura 8: Gerenciamento de Operação na Virtual Call.
Fonte: Virtual Call

               O texto acima faz parte do meu TCC criado para minha graduação em 2009. Na época esta empresa acima a Virtual call em parceria com a  http://www.ntk.com.br/  contratavam pessoas para trabalhar a partir de casa, hoje não tenho mais informações atualizadas sobre a Virtual Call o que acredito que o que pode ter ocorrido com a mesma é ter mudado de nome e/ou ter sido incorporada por alguma gigante do ramo de call center e redes. Já a Ntk sei que o seu ramo é voltado para redes e soluções inteligentes como informa seu site. Hoje em dia tem ocorrido muito de muitas empresas serem incorporadas, exemplo disto é a Gpti que era uma empresa voltada para soluções de informática e softwares e hoje esta também com soluções de call center e assim tem se tornado o Todo http://www.todo.com.br/.  
             Mas enfim voltando ao assunto central o que importa é que assim como a Virtual call foi uma das pioneiras neste assunto hoje tem muitas empresas que continuam neste ramo de contratações, exemplos já citados no bog mais vale apena reprisar. Temos elas a Gol, a Tectotal, Ticket entre outras.  Além do que já existem empresas que até mesmo as entrevistas são online.

                Veja vídeo abaixo sobre entrevista online para emprego: