O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A FORÇA DE TRABALHO VIRTUAL CHEGOU PARA FICAR

A FORÇA DE TRABALHO VIRTUAL CHEGOU PARA FICAR





Muitas empresas preocupadas com a qualidade de vida de seus colaboradores estão a cada dia mais criando novos modelos de gestão e benefícios. Em uma reportagem de capa da REVISTA EXAME de agosto de 1999, já se publicava uma matéria sobre o mundo digital era o inicio da era da internet e já muitas empresas estavam antenadas com a conexão e a modernização de seus padrões para o mundo digital. Vale salientar que para a época era até assustador até por conta dos modelos de gestão tão padronizados em sua maioria tudo em papeis muitas empresas na época usavam somente a maquina de datilografia, outras a internet ainda nem tinha se instalado em seu sistema que por sinal ainda eram precários. Mais já havia empresas e pessoas que já sonhavam com esta modalidade prova-se então que não é um modelo novo, porém é o Brasil que precisa mudar pra este modelo.


          
“Para reter seus funcionários, empresas como a FedEx têm apostado nos Estados Unidos em um ambiente mais balanceado, com horários flexíveis, trabalho em casa e programas de treinamento conjuntos com universidades. Dos 270 000 funcionários da IBM, 100 000 já não têm lugar fixo de trabalho. "Um novo conjunto de padrões de trabalho vai emergir", diz Jonathan Judge, líder do grupo de gestão na Web da IBM. (Helio Gurovitz, revista exame, 1999.).”





         As empresas há tempos vêem este novo modelo como nova forma de manter seus funcionários e também de reduzir custos e alcançando também benefícios para ambas as partes. 






“Mais que ninguém, a Cisco sabe que os sites de empregos estão oferecendo oportunidades a um clique de distância. Reter talentos é essencial a quem quer sobreviver na selva dos bits. As próprias empresas do mundo dos átomos vão descobrindo isso a duras penas, à medida que os melhores funcionários começam a largar o emprego para montar negócios na Web. É o caso de Sharon Goldstein, de 27 anos. Ela trabalhava na Andersen Consulting havia três anos quando resolveu voltar para a faculdade. Depois de terminar o MBA, recusou três ofertas de emprego em consultorias. "Não importa quanto eles me paguem, não vou conseguir acordar de manhã com vontade de ir trabalhar", disse ela à revista Fortune. Goldstein foi trabalhar na empresa de áudio e vídeo para a Internet RealNetworks. (Helio Gurovitz, revista exame, 1999.)”   

                                                                                                                                                       



A cada momento existem mais empresas que estão contratando os funcionários mais longe sem os mesmos precisar mudar de sua localidade. Uma das tendências é o Offshore outsourcing (Offshore outsourcing é o termo em inglês que se refere à migração dos serviços para um fornecedor fora do país). A ideia é buscar as melhores condições de prestação de serviços, independente da localização do fornecedor. Hoje existem fornecedores de serviços como na terceirização, por exemplo, porém a terceirização mesmo sendo global na maioria das vezes se torna local. Porém nos fornecedores de serviços distantes é um pouco diferente, exemplo na Índia existe contadores altamente capacitados que trabalham para seus clientes independentes onde os mesmos se encontrem, calculando seus impostos de renda, entre outras contas e as enviando por email. É esta a diferença independente onde estejam eles prestarão o serviço aos seus clientes.

Conheço pessoas que trabalham como vendedores, por exemplo, de produtos e serviços que trabalham para empresas em outro estado, porém permanecem morando no mesmo lugar. Onde fazem suas vendas e  envia tudo por e-mail para a contratante. Somente quando há reuniões periódicas é que viajam para a sede da empresa contratadora de serviço e tudo por CLT.       Exemplo uma empresa de produtos relacionados a construção civil localizada em Minas Gerais tem vendedores em SP e outros estados sem ter necessidade de estar fisicamente na empresa.