O Home Office e ou trabalho em casa vem se expandindo no Brasil com o avanço das tecnologias.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

HOJE GREVE DOS TRENS

HOJE GREVE DOS TRENS







TODAS AS EMPRESAS TÊM UMA CULTURA E ESCALA DE VALORES. COMO EMBUTI-LAS EM UM FUNCIONÁRIO REMOTO?


“Não à toa, evangelizar é um dos verbos mais conjugados pelos gestores digitais. "Evangelizar? Passo mais da metade do tempo fazendo isso", costuma dizer Chambers, da Cisco. Evangelizar quer dizer tornar todos dentro e fora da empresa comprometidos com uma visão comum. A dificuldade é que essa visão pode mudar a todo instante. (...)”



“(...) Bill Gates, o fundador da Microsoft, chamou esse fluxo de sistema nervoso digital em seu último livro, A Empresa na Velocidade do Pensamento. "O sistema nervoso digital é algo que vai transformar a relação entre empresa e clientes e entre funcionários e empresa. Ele permite que as empresas se adaptem mais rapidamente às mudanças de economia e mercado", diz Oliveira. (...)”



“(...) Essas mudanças são mais que uma mera perturbação das práticas hoje existentes; elas representam um ambiente totalmente novo em que a tecnologia da informação e as comunicações eletrônicas estão criando novos padrões de inovação e alterando quase todos os aspectos dos negócios", escreveu o consultor Philip Metz, da Arthur D. Little. (...)”



Estarão às empresas do mundo do átomo preparadas para a Revolução Digital? "Nas empresas tradicionais, será preciso mudar o comportamento, a maneira de pensar", diz Bitran.  Para Lou Gerstner, executivo-chefe da IBM, "A tempestade que está chegando - a verdadeira perturbação na força - será quando os milhares e milhares de instituições que existem hoje agarrarem o poder dessa infra-estrutura global de computação e comunicação e usarem-no para transformar a si próprias. Essa será a verdadeira revolução".


(...) As resistências nas empresas convencionais não são desprezíveis, consideradas as próprias dificuldades que a IBM enfrenta com sua força de trabalho remota. "Elas têm de se mover rapidamente para ter a alta administração capacitada tecnologicamente com ferramentas de auxílio e análise à tomada de decisão", diz Oliveira, da Microsoft.


E só capacitação tecnológica e preparo para gestão não basta. (...) Não custa repetir: ou o seu negócio será veloz, sem lugar nem tempo fixo, ou ele não será. Ou ele desempenhará seu papel com consciência no ecossistema de compra e venda, ou será extinto. Se você acha difícil fazer a transição entre as duas eras, não custa lembrar a frase de Nicolau Maquiavel: "Não há nada mais difícil de realizar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais difícil de manejar que iniciar uma nova ordem das coisas”. (...)”


No mundo digital mesmo depois de anos de mudanças e a chegada de novas tecnologias ainda existe muitos no tempo antes da máquina como na revolução industrial. É até assustador pensar, mas talvez essa seja a ultima novidade, ou seja, ultima criação do homem em termos de facilidade, ou talvez não nunca se sabe o que ainda pode vir, porém sabemos que a cada novidade existe a resistência e a dificuldade de aceitação e esta é uma que afetou de cheio não só os empregados mas também os empregadores.



 Porque quando se trata de mudar o comportamento do empregado para criar lucro para o empregador isto é até fácil de aceitar, mas quando se tem que mudar o comportamento dos dois e falar para o empregador “Você não precisa ter um empregado aqui para te dar lucro.” É quando ele se assusta, porque ele esta acostumado a dar ordens, a pressionar, até mesmo a ameaçar, ou chantagear.



E se vê que este seu empregado pode ter liberdades nunca antes existente, sem a necessidade de estar perto para estar produzindo, ou seja, que o importante é a maneira que ele trabalha em qualquer lugar do mundo, e que a pressão e o comando lhe são tirado fica difícil aceitar. Onde há muito diziam que as máquinas iriam substituir o homem no trabalho, se vê uma nova ordem mundial, o homem que é mais criativo continuara trabalhando, porém sem ter que estar com seu corpo preso dentro de um espaço sim livre em qualquer lugar até na praia podendo se conectar com o mundo.



 Agora chegou a hora de mudar, assim como as máquinas substituíram as rocas no mundo antigo, no mundo digital também pode se trabalhar sem precisar estar presente no trabalho, lembrando que é claro não é todas as funções, porém as que não dependem de corpo estas poderão ser modificadas.



“Quando falamos de mudanças que decorrem de novas realidades econômicas imediatamente pensamos em globalização. Na verdade, o fenômeno da globalização e o desenvolvimento tecnológico andam juntos, pois o último foi essencial para a possibilitar a globalização. Como diz Naisbitt, "as telecomunicações são a força propulsora que está, simultaneamente, criando a gigantesca economia global e tornando as suas partes menores e mais poderosas” (1994:53). A tendência no mundo atual são empresas pequenas e médias ou grandes corporações reestruturadas num sistema de redes de empreendedores. A razão está na necessidade das empresas terem maior flexibilidade nestes tempos de mudanças aceleradas, com propensão a permanecer.” (Mesquita Fetzner; Maria Amélia de, A Viabilidade do Teletrabalho na Procempa. Dissertação (Mestrado em Administração–Modalidade Profissional) Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Rio Grande do Sul).




                                                        blogs.estadao.com.br



     Hoje foi um dia de sofrimento com a greve do trem em SP, que desespero para muitos que estavam indo para o seu trabalho e outros que gostariam de voltar para seus lares. Sem ao menos terem como pagar um táxi para voltar foi terrível ver. Eu particularmente fiquei em casa porque morar distante com a opção de somente uma condução para chegar a SP não é fácil. O jeito foi acompanhar as reportagens o dia todo. E torcer para que tudo isso acabasse de uma melhor maneira possível.



    Assim continuo aqui falando e mostrando textos como acima que esta na hora de mudar e para mudar não depende apenas das empresas depende também em primeiro lugar das empresas de Telecom que caminham a passos lentos para que possamos ter acima de tudo uma banda larga suficiente para suprir as nossas necessidades. Onde se eu particularmente tivesse uma internet de banda larga com 2 megas de velocidade no minimo hoje não teria uma falta em meu emprego, pois estaria em um emprego em casa. Abaixo deixo meu apelo a Telefônica porque a mesma é a unica que atende esta região de Itapevi.



 "Telefônica trabalho em uma das contratadas do seu grupo e assim até defendo o seu produto, porém lembre-se de nós aqui em Itapevi investindo em minidslam, mais portas no dg central, e até mesmo fibra ótica, mais preciso no bairro Vila Santa Rita, porque só uma das poucas pessoas que tenho internet aqui e é somente 256 kbps. Já recebi propostas para trabalhar em casa mas não posso somente por este item e nenhuma outra operadora tem sinal aqui no bairro."

 

Fiquem com Deus pessoinhas amanhã de novo na Atento.